A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 vem do judô, modalidade que mais garantiu medalhas ao país na história dos Jogos. O paulista Willian Lima se classificou à final da categoria até 66kg ao vencer o cazaque Gusman Kyrgyzbayev, assegurando pelo menos a medalha de prata. Ele enfrentará o japonês Hifumi Abe, que venceu o moldavo Vieru Denis, primeiro do ranking, na outra semifinal.
Willian foi agressivo desde o início da luta, buscando entradas de queda, enquanto Kyrgyzbayev focava na defesa. Com um minuto de combate, o cazaque foi punido com dois shidos devido à pressão contínua do brasileiro. Mesmo sem emplacar entradas certeiras, Lima manteve o ritmo ofensivo. Com 1min17s restantes, Willian sofreu chutes do cazaque e pediu atendimento médico para enfaixar o polegar da mão esquerda, interrompendo brevemente a luta.
No retorno, encontrou um Kyrgyzbayev mais ofensivo, sofreu outro chute na canela, mas o árbitro não puniu o cazaque. Após um shido por entrada falsa, a luta foi para o Golden Score. Willian tentou uma técnica de sacrifício e uma entrada profunda, ambas defendidas pelo cazaque. Após uma série de ataques, Willian derrubou Kyrgyzbayev, conseguindo um ippon e garantindo a medalha. Antes da semifinal, Willian venceu o uzbeque Sardor Nurillaev com um waza-ari, derrotou Serdar Rahimov, do Turcomenistão, no Golden Score, e superou Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia, também no Golden Score.