Saiu o laudo técnico relativo ao estado de saúde (física e mental) da elefanta Lady, que se encontra sob a guarda do Ibama, recolhida no Parque Zoobotânico Municipal Arruda Câmara, a Bica. A conclusão dos peritos que assinam o laudo é alarmante:
Lady está em sofrimento há pelo menos três anos devido à pododermatite avançada, com significante inflamação e dor; está sob maus-tratos por negligência crônica, diária e contínua, devido à falta de tratamento adequado, com risco de morte em consequência a possível osteíte séptica.
Ainda segundo o laudo, a elefanta passa por abuso psicológico quando na presença do seu antigo tratador/treinador.
Os peritos responsáveis pelo laudo afirmam também que o zoológico não tem condições de fornecer o manejo terapêutico veterinário adequado para o quadro clínico de Lady.
Nas considerações finais, os especialistas destacam que a patologia que mais mata elefantes em cativeiro em todo mundo é a infecção generalizada consequente à osteíte séptica devido à pododermatite avançada. “O tratamento deve ser diário e contínuo, necessitando de equipe capacitada e experiente para aplicar o condicionamento operante para diminuir o estresse durante o manejo. O zoológico não possui condições necessárias para os cuidados devidos e diminuição do sofrimento da Lady.
O laudo foi solicitado após o Núcleo de Justiça Animal da UFPB (NEJA) denunciar, junto ao Ministério Público Federal, os maus tratos a que Lady é submetida diariamente, oportunidade na qual foi determinada por aquele órgão a perícia por médico veterinário especializado.
O laudo produzido por quatro veterinários por determinação do Ministério Público Federal.
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema, e a equipe de profissionais que cuidam da elefanta Lady vão conceder uma coletiva de imprensa, a partir das 11h, na sede da Semam, no Centro Administrativo Municipal (Cam), em Água Fria, para falar sobre os cuidados e o tratamento oferecido pela Bica a elefanta.
ParlamentoPB