A criação de um Fórum Permanente de Desenvolvimento da região – “Projeto Intersecção”, envolvendo as cidades de Marizópolis, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. Este foi o fruto da audiência pública realizada sábado (10) na Câmara Municipal de Marizópolis, no Sertão do Estado, e que reuniu prefeitos, vereadores, deputados estaduais e pesquisadores.
A proposta compõe a Carta de Marizópolis, documento formatado a partir das discussões da audiência e que será enviada ao Governo da Paraíba, à Assembleia Legislativa e aos parlamentares da Bancada Federal paraibana.
O jornalista marizopolense Heron Cid, idealizador da audiência, explicou que o objetivo do Fórum será construir iniciativas a partir dos pontos em comum entre esses municípios. “Queremos debater a criação de oportunidades consorciadas, que possam resultar em desenvolvimento integrado e gerar emprego, renda e riqueza para a região”, explicou.
O presidente da Câmara Osmar Vitalino, conduziu os trabalhos que contou com a exposição do ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz; do ex-secretário de Planejamento do Estado, Tárcio Pessoa; do reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior; do diretor do Instituto Federal de Educação do campus de Sousa (IFPB), Francisco Sucupira e do ex-secretário do Orçamento Democrático de João Pessoa, Rômulo Oliveira.
O prefeito de Marizópolis, José Lins Braga, também esteve presente, ao lado do prefeito de Xx; do prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra e de secretários municipais de Cajazeiras, Sousa e Nazarezinho.
A audiência contou com ainda a participação dos presidentes de quatro Frentes Parlamentares da Assembleia Legislativa: Eduardo Carneiro (Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico), Pollyanna Dutra (Semiárido), Lindolfo Pires (Cooperativismo) e Jeová Campos (das Águas), além do deputado Cabo Gilberto.
Assessoria