Reprodução

Tendo em vista que o período de chuvas se encerra ao final deste mês de agosto, 24 reservatórios estão em situação crítica na Paraíba, segundo dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Outros 34 açudes estão em observação.

Em declarações ao Portal MaisPB, o responsável pela Gerência Executiva de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno, informou que os próximos momentos de chuva só devem acontecer entre meados de janeiro e início de fevereiro, o que deixa a situação dos reservatórios ainda mais em alerta.

Segundo Alexandre, apesar do número de barragens em estado crítico chegar a 24, até que o período de chuva retorne outras represas podem chegar a esse nível, já que 34 açudes têm até 19% da capacidade total e já estão em observação.

Ainda assim, Alexandre explica que nem todos os reservatórios afetam a população, pois alguns tem água salobra ou outras condições que impedem sua distribuição para as cidades.

Entre os que estão em nível crítico e totalmente seco, conforme o último levantamento do órgão, está o açude Caraibeiras, localizado no município de Picuí, o açude Curimataú, que fica na cidade de Barra de Santa Rosa, o de Emídio, em Montadas e o reservatório Ouro Velho, situado em Ouro Velho.

*Com informações do portal MaisPB

Compartilhe este artigo
Imagem do anúncio
loader-image
Paraíba, BR
22:37, 23/05/2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 93 %
Pressure 1016 mb
Wind 15 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 40 Km/h
Clouds Clouds: 93%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:30
Sunset Sunset: 17:15
- Anúncio -