
Com crase ou sem? Complemento nominal ou adjunto adverbial? Verbo transitivo ou intransitivo? Ponto ou vírgula? Porque, por que, porquê ou por quê? Motivo de dor de cabeça e confusão para muitos concurseiros e estudantes, esses questionamentos comuns motivaram a criação do “Português Sensacional”. Com mais de 140 mil inscritos no YouTube, o canal idealizado pelo professor paraibano Rodrigo Sales usa vídeos curtos e transmissões ao vivo para esclarecer dúvidas.
Em entrevista, o professor comentou sobre três temas que estão entre as apostas dele para a redação do Enem 2019 e deu dicas para quem vai fazer o exame. Veja ao fim da matéria as sugestões.
Formado em letras pela Universidade Federal da Paraíba, Rodrigo, que tem 38 anos, explicou que a ideia para o projeto surgiu há quatro anos, a partir das perguntas feitas pelos alunos em sala de aula e da vontade de popularizar o ensino da língua portuguesa.
“Principalmente porque pessoas que não tinham condições de pagar um cursinho poderiam dessa maneira, com o canal, assistir vídeos com a mesma qualidade da sala de aula sem ter custo algum, bastando ter acesso à internet”, disse.
Os vídeos são publicados uma vez por semana, geralmente às quintas-feiras, com base em um planejamento mensal de conteúdo. Há cerca de três meses, porém, o paraibano decidiu abrir espaço para a interação mais direta e começou a realizar transmissões ao vivo, a pedido dos próprios estudantes.
“Eu tento dividir os vídeos em aproximadamente 10 minutos, que eu penso que é exatamente o tempo que alguém consegue ficar atento ao vídeo. Meus vídeos mais longos, eu percebo que têm menos visualizações”, comentou.
O professor explicou que, mesmo o conteúdo sendo produzido na Paraíba, a maior parcela do público do canal é de outros estados e uma boa parte é de pessoas que estão se preparando para concursos.
Nos vídeos, assim como nas aulas ministradas por Rodrigo nos cursinhos e escolas em João Pessoa, a teoria da língua portuguesa é aliada a dicas gerais de preparação para diferentes certames, com o propósito de contextualizar os assuntos e facilitar a memorização.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/O/B/qP9kpJTs6hmWgdsEMlpw/rodrigo-sales-e-formado-em-letras-pela-ufpb-e-da-aulas-em-cursinhos-e-escolas-em-joao-pessoa.jpg)
Rodrigo Sales é formado em letras pela UFPB e dá aulas em cursinhos e escolas, em João Pessoa — Foto: Luana Ferreira/Pauta Comunicação
Apesar de toda a interatividade e facilidade de acesso, Rodrigo Sales afirmou que os vídeos não dispensam as aulas presenciais, mas servem como um complemento.
“É um recurso a mais, que antes não havia e agora a gente tem que usufruir. Porque alguns concurseiros, por exemplo, não têm tempo pra assistir aula, então eles podem assistir à noite, a qualquer hora. De madrugada eles vão lá, assistem aula, então ele quem faz o horário dele”, pontuou.
Demanda crescente
De acordo com o professor, inicialmente o canal tinha um conteúdo voltado apenas para gramática, entretanto, ao passo que a demanda por outros temas foi crescendo, também foi aumentando a produção relacionada a assuntos diferentes, como redação.
A líder de dúvidas no canal é a crase, segundo o professor, seguida por questões relacionadas à pontuação e à elaboração de uma redação, tanto para concursos como para o Enem.
Entre os planos para o futuro do canal, que já resultou em um site em que o professor oferece cursos online de português, estão a produção de vídeos relacionados à literatura e a atualidades. Rodrigo espera conseguir, um dia, se sustentar apenas com base nos produtos oferecidos na internet. “O próximo passo é tentar proporcionar, cada vez mais, um conteúdo com maior qualidade”, destacou.
Com informações do G1












