Trezentos veículos abandonados foram retirados pela prefeitura das ruas de João Pessoa este ano. A ação faz parte da ‘Operação Sucata Zero’, que diariamente realiza vistorias nos bairros e atende solicitações da população para retirar os carros abandonados.
Esses veículos foram retirados entre janeiro e setembro. Desse total, 223 foram recolhidos pelo proprietário, após notificação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e 77 foram removidos pela própria Secretaria.
“A gente recebe as demandas da população, por telefone e via internet, encaminhamos para o Setor de Fiscalização. Realizamos a vistoria técnica, notificamos e nos documentamos com registros fotográficos. Após a notificação, o proprietário tem um prazo de 24h para retirar o veículo. Caso isso não aconteça, o nosso pessoal recolhe o carro”, explicou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.
Caso o proprietário não tenha condições de remover um veículo que esteja abandonado, também pode entrar em contato com a Sedurb que a Secretaria viabiliza gratuitamente a remoção.
“A gente sabe que às vezes falta condição logística e financeira para que a pessoa retire o veículo. Por entender essa questão e também para garantir o ordenamento urbano da nossa cidade, a gente promove esse serviço gratuitamente. No entanto, é necessário que o dono procure a Sedurb para solicitar a remoção para que a gente possa se documentar e agir dentro da legislação”, reiterou Zennedy.
Serviço
Para solicitar os serviços da Operação Sucata basta entrar em contato com a fiscalização da Sedurb pelo 3264-1484 ou pelo email ascomsedurb@gmail.com. As vistorias acontecem durante toda a semana e os veículos são recolhidos sempre às quartas-feiras, após notificação. Mais informações podem ser obtidas no Anexo da Sedurb, localizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, José Américo.