
As recentes ocorrências de manchas de óleo encontradas em todos os estados do nordeste desde o mês de setembro deste ano têm provocado uma intensificação na fiscalização. Nesta segunda-feira (14) o Ibama junto com a Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo realizou uma fiscalização nas praias de Areia Vermelha e Areia Dourada. Não foram encontrados vestígios de óleo durante a vistoria de hoje nas praias de Areia Vermelha e Areia Dourada, em Cabedelo.
De acordo com Jeandro Guerreiro, chefe de divisão técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Paraíba, em entrevista ao ClickPB, estão sendo feitas vistorias de acompanhamento para verificar a situação do litoral paraibano.
A prioridade atual está sendo a verificação das barreiras com formação de coral que existem na orla paraibana.
Jeandro ressaltou, em entrevista ao ClickPB, que “a Paraíba foi o estado menos afetado. Foram registradas algumas ocorrências, não de manchas consistentes, mas de placas pequenas de óleo”. Apesar de não terem sido encontrados novos casos, o estado da Paraíba foi o primeiro a ter registros de óleo nas praias.
O monitoramento preventivo das praias paraibanas está sendo realizado por um drone do Ibama, de pescadores e funcionários de marinas. Até o momento não há informações consistentes sobre o que teria provocado o derramamento deste óleo.
ClickPB