Uma auditoria realizada pelo Conselho Federal do Contabilidade no Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, referente a gestão de 2018, encontrou doze pontos de irregularidades no item Licitações e Contratos.
De acordo com o relatório da auditoria, alguns pontos irregulares observados foram:
1) O CRC não adota checklist para verificação da regularidade processual dos processos de dispensa de licitação.
2) Adesão a Ata de Registro de Preços para aquisição de combustível e equipamento de Servidor de rede sem Termo de Referência e sem a realização de pesquisa de mercado;
3) Ordens de Serviços/Aquisições de Bens não constam as cláusulas essenciais dos contratos, dificultando assim, a aplicação de penalidades quando do descumprimento do serviço ou entrega do bem.
4)Justificativas para aquisição de bens e serviços estão simplistas sem demonstrar aderência ao Plano de Trabalho do Regional e aos objetivos do Sistema CFC/CRCs.
5) Despesas com Plano de Saúde e Vale Alimentação realizadas sem processo licitatório.
A mesma auditoria do Conselho Federal de Contabilidade recomenda que o CRC-PB realize os devidos ajustes nas contas de 2018, a fim de que as informações contidas no Sistema de Bens Patrimoniais sejam idênticas às contidas na Contabilidade, pois há um déficit patrimonial e ao que tudo indica o CRC- PB é recorrente nesse ponto.
Com relação à conciliação dos valores dos bens móveis e imóveis apresentados na Contabilidade com os valores do Sistema de Bens Patrimoniais, foram verificadas divergências de saldos, o que chama a atenção, já que o CRC é prestador de tais serviços.
Confira o relatório da auditoria:
Com Blog do Ninja