Circula nas redes sociais um vídeo de uma idosa do município de Santo André, no Cairi paraibano, que precisou ser conduzida de maca por uma ambulância para realizar a prova de vida na agência do Banco do Brasil de Serra Branca e continuar recebendo a aposentadoria do INSS. O procedimento é obrigatório desde 2012 para os segurados que receber o benefício por meio de contas ou cartão magnéticos para manter o benefício ativo.
Por determinação do INSS, beneficiários com mais de 80 anos que não podem comparecer às agências por doença ou problemas de locomoção podem agendar a visita de um servidor do Instituto até a sua residência através do telefone 135 ou pelo site Meu INSS, para isso é necessário apresentar um atestado médico ou declaração emitida por um hospital.
Quem não puder ir até a agência bancária também podem fazer a comprovação de vida por meio de um representante legal ou procurador legalmente cadastrado no INSS ou no banco responsável pelo pagamento do benefício (veja aqui como cadastrar um procurador junto ao INSS).
Redação