Para deixar o consumidor mais seguro na hora das compras antes e durante a Black Friday, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor orienta como fazer uma compra segura, sem risco de ser enganado através de publicidade enganosa.
De acordo com o secretário da pasta, Helton Renê, os consumidores devem estar atentos à chamada ‘maquiagem’ nos preços. “Essa preocupação é para todos que pretendem participar desta ação de consumo, que se caracteriza por oferecer grandes promoções, tanto em lojas virtuais quanto físicas”.
Segundo Helton, existe o risco dos produtos terem o valor aumentado alguns dias ou semanas antes da promoção anual, para que tenha a impressão que houve um desconto muito maior do que o praticado.
O secretário também alerta sobre a ‘promoção desvirtuada’, que é quando o conceito da promoção é usado pelos comerciantes, mas sem os reais descontos. “Aqui no Brasil já foi constatado que alguns comerciantes se aproveitam desse momento porque sabem que o volume de vendas vem aumentando a cada ano e o consumidor, no ímpeto de adquirir algo há muito desejado, não presta atenção em alguns detalhes”.
Segundo Helton, o Procon-JP está levantando os preços atuais para fazer o comparativo no final deste mês. “Aí teremos a certeza de que realmente os produtos estão em promoção e não há uma maquiagem nos valores para enganar os consumidores. Mas, é claro que existem muitos estabelecimentos, tanto lojas físicas como sites de compra, que oferecem uma promoção real e que vale à pena”.
O objetivo da campanha educativa/preventiva realizada pelo Procon-JP durante os dias que antecedem o Black Friday é inibir possíveis enganações quanto aos descontos oferecidos. O consumidor também deve ficar atento às promoções anunciadas pelos estabelecimentos comerciais antecipando os descontos Black Friday.
Com MaisPB