Seguindo a programação em comemoração aos 56 anos de emancipação política, a Prefeitura de Lagoa Seca/PB entregou, na tarde desta sexta (3), obras de pavimentação e a ampliação da Escola José André da Rocha na Comunidade do Jenipapo.
A instituição atende atualmente cerca de 230 alunos do ensino infantil ao fundamental I, atendendo também crianças portadoras de necessidades especiais. Fundada há quase duas décadas, a escola nunca tinha recebido reparos na infraestrutura e já estava cheia de rachaduras em sua fachada, sem área de lazer ou recreação, pisos danificados e muitos outros problemas.
Com a revitalização, o local passou a ter uma estrutura totalmente nova, com construção de um primeiro andar, ampliação de mais três salas de aula, instalação de novos banheiros, sala nova para a diretoria e secretaria da escola, pinturas em todo o prédio, pisos e paredes revestidos de cerâmicas. Outra melhoria que se destaca é a acessibilidade incorporada em todo prédio, com escritas em braile nas portas das salas.
Na solenidade de inauguração, a diretora da escola, Edjane de Oliveira falou da importância do investimento nas crianças da comunidade. “Nossas crianças são a esperança de um futuro melhor e investir nelas faz aumentar as possibilidades de um crescimento da nossa região. É como o escritor Victor Hugo explica que quando abrimos uma escola, estamos fechando um presídio. Quando reformamos ou fazemos uma escola, estamos dando a oportunidade de qualquer um se tornar aquilo que deseja”, enfatizou a gestora.
E apesar das dificuldades encontradas, a instituição é referência no município em questão de ensino. Já atingiu nota 6 na meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), conquistou o prêmio ‘Professores do Brasil’ com o projeto de leitura ‘Viajando pelo mundo dos livros’, e no ano de 2018 teve uma de alunas ganhadoras do projeto nacional ‘Ler é bom, experimente’.
O prefeito Fábio Ramalho, que acompanhou de perto toda a reforma e a felicidade da comunidade em receber essa obra, falou do empenho da gestão em querer transcender os limites e trabalhar por uma educação de qualidade. “Estamos buscando olhar sempre para quem precisa, e quando chegamos em Jenipapo vimos a necessidade de grandes reparos na estrutura e aumentar a capacidade da escola. Então, trouxemos melhorias tocantes à infraestrutura para tornar-se uma instituição ampla e confortável melhora a educação e qualidade de vida das nossas crianças”, explicou.
Por ASCOM