Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Campina Grande adotou uma série de medidas contra o novo coronavírus (foto: Paraíba Online)

Após o Governo do Estado decretar situação de emergência preventiva nesta sexta-feira (13), a Prefeitura de Campina Grande anunciou nesta segunda-feira (16), em entrevista coletiva realizada no auditório do Instituto da Previdência do Servidor Municipal (IPSEM), no bairro do Alto Branco, Zona Norte de Campina, uma série de medidas que buscam prevenir a doença e preparar o sistema de saúde para possíveis casos que surjam na cidade.

Na ocasião, o prefeito Romero Rodrigues anunciou um pacote de medidas, tomando por base a portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020 do Ministério da Saúde, onde, durante trinta dias, estarão suspensas as atividades realizadas no Teatro Municipal Severino Cabral, assim como no miniteatro Paulo Pontos, localizado no Centro Cultural Lourdes Ramalho. As atividades também estão suspensas na Biblioteca Municipal e nos Centros de Idosos da Secretaria de Assistência Social.

Outra medida adotada pela prefeitura se dá pela realização da prova de vida anual pelos beneficiários do IPSEM, que estão suspensas pelo prazo de noventa dias a partir desta segunda.

Visando a questão de atendimentos de possíveis casos da doença na cidade, as cirurgias eletivas realizadas pelo Hospital Pedro I serão suspensas a partir do dia 1 de abril, tendo por objetivo a dedicatória da unidade hospitalar exclusivamente ao atendimento de portadores da doença.

Acerca de eventos realizados na cidade, nenhum evento com mais de 300 pessoas poderá ser realizado sem que a Secretaria Municipal de Saúde seja comunicada previamente, onde os organizadores devem apresentar um plano de contingência em saúde.

Na área da educação, segundo o prefeito, as aulas ocorrerão normalmente até segunda ordem, inclusive com a realização de ações pedagógicas visando conscientizar alunos e profissionais sobre o assunto.

O São João de Campina Grande, realizado entre os dias 05 de junho e 05 de julho está mantido, segundo o prefeito, ainda é muito cedo para se tomar uma medida sobre o evento. Nesta sexta (13), o Ministro da Saúde do Governo Federal, Luiz Henrique Mandetta, informou que o cancelamento ou não do São João de Campina Grande deve partir de uma decisão tomada entre Estado e Município, visto que a União não tem poder de interferir em questão locais.

VEJA DECRETO:

Por Pedro Pereira

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
14:49, 13/12/2024
temperature icon 35°C
nublado
Humidity 22 %
Pressure 1007 mb
Wind 29 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 27 Km/h
Clouds Clouds: 62%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:04
Sunset Sunset: 17:36
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -