O corpo primeiro paciente paraibano que morreu de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi enterrado na manhã desta quarta-feira (1º). O enterro aconteceu no cemitério Monte Castelo, em Patos, município do Sertão da Paraíba, onde ele morava. Não houve velório e o caixão precisou ser lacrado pela funerária para evitar novas infecções.
Poucas pessoas participaram da despedida. Algumas delas participaram do cortejo fúnebre, mas foram orientadas por equipes da Vigilância Sanitária do município a voltarem para casa. Parte delas ficou fora do cemitério, seguindo as orientações dos órgãos de saúde para evitar possíveis novos contágios pelo novo coronavírus.
O paciente que morreu foi um homem, de 36 anos, que morava em Patos, no Sertão do estado, e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, desde o dia 26, após transferência hospitalar. Ele teve o diagnóstico confirmado na tarde da segunda-feira (30) e tinha histórico de diabetes.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no dia 25 de março, o homem apresentou tosse seca com presença de sangue e febre, sendo atendido no Hospital São Francisco, em Patos, onde ficou internado até o dia 26. Foi transferido para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e depois para o Hospital Clementino Fraga, com suspeita de Covid-19.
Ainda conforme boletim médico, o estado dele era considerado grave, precisando de suporte ventilatório. Em seguida, o paciente teve piora do quadro clínico e morreu na tarde do dia 31.
Com G1