O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quarta-feira (01) que “qualquer pessoa” pode fazer máscaras de pano como barreira contra o coronavírus Sars-Cov-2. Antes da afirmação de Mandetta, a recomendação do governo federal era para que somente profissionais de saúde e pessoas com sintomas ou com casos confirmados da Covid-19 usassem o equipamento de proteção. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda mantém essa restrição.
Na terça-feira, o ministério já tinha sinalizado que trabalhava em um protocolo para ampliar o uso do equipamento. Mandetta ressaltou que há estudos científicos que indicam o uso e disse que conversa com a indústria têxtil para que máscaras feitas com TNT sejam produzidas e oferecidas para a população em geral.
Nesta quarta, o ministro também reforçou que há a possibilidade de uso de máscaras caseiras e pediu para que as máscaras cirúrgicas ou N95, que oferecem maior proteção, sejam deixadas apenas para o uso de profissionais da saúde. Ele pediu, inclusive, para que quem comprou o modelo N95 entregue nos hospitais para uso dos médicos.
Em Campina Grande a fábrica NM Brindes Personalizados está aumentando a produção desses equipamentos e distribuindo para todo o Brasil. As máscaras podem ser encomendadas através dos telefones: (83) 98855-7934; (83) 99175-6589; (83) 99374-2356.
Outra forma é pelo Instagram da loja no: @nmbrindespersonalizados.