Foto: Ascom
Os deputados estaduais Nabor Wanderley (Republicanos), Taciano Diniz (Avante), Dr. Érico Djan (Cidadania) e Pollyanna Dutra (PSB) querem debater, em audiência pública, a construção de um hospital de campanha para ajudar os pacientes com Covid-19, na cidade de Patos, bem como a instalação de respiradores pulmonares.
A audiência pública remota está marcada para a próxima terça-feira (7), às 14h, e deverá acontecer com a presença do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, e dos responsáveis pelo plano de contingência do coronavírus.
Os deputados também solicitam respiradores pulmonares para os hospitais dos municípios de Taperoá, Piancó, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras, tendo em vista que a população do Sertão paraibano possui mais de 1 milhão de habitantes.
De acordo com o deputado Nabor, a população do Sertão precisa de mais atenção diante dessa pandemia. “Estamos preocupados com a assistência à saúde da população do Sertão. Nós temos em nossa região aproximadamente 25% da população do Estado praticamente desassistida das ações voltadas ao combate do coronavírus”, disse.
Conforme o deputado, se houver um pico maior de infecção do vírus, não se terá condições nem estrutura de levar todo povo do Sertão para Campina ou João Pessoa, pois é humanamente impossível. “Infelizmente vamos perder muitas vidas por conta de uma assistência que deveria ser prestada”, externou Nabor.
Para o deputado Taciano Diniz, “o governo do Estado precisa oferecer mais estrutura na região para atender essa demanda de todo Sertão paraibano”, enfatizou.
O deputado Érico Djan, que é médico, ressaltou a gravidade da Covid-19, que já chegou ao Sertão. “Estamos convivendo com uma aflição muito grande no combate a essa pandemia, pois sabemos das dificuldades que existem no sistema de saúde e com uma crise como essa é necessário um olhar diferenciado para o Sertão”, advertiu.
Ele destaca que é necessário e urgente uma estrutura com leitos e respiradores para os pacientes que precisarem de atendimento. “Os casos têm acontecido no Sertão, inclusive com registro de mortes, então é importante essa inciativa de nós deputados sertanejos para debater esse enfrentamento do coronavírus no Sertão”, alertou o parlamentar.
Com Paraíba Online