Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que não houve casos de coronavírus em Pequim e em Xangai. E que isso é a prova de que a China criou o vírus em laboratório para espalhá-lo ao resto do mundo. É #FAKE.
A Organização Mundial de Saúde mostra em seu levantamento que houve 580 casos confirmados em Beijing (Pequim) e 516 casos em Shanghai (Xangai).
O baixo número de casos se deveu a uma medida extrema de isolamento social tomada pelo país.
A mensagem também diz que novos casos não chegam à China, o que também não é verdade, porque o país tem registrado novos casos desde o final de março. No levantamento da OMS desta quinta-feira (2), o país teve 93 novos casos confirmados e seis novas mortes por coronavírus.
A região de Jia, na província de Henan, inclusive, decretou quarentena na quarta (1), levantando temores sobre uma segunda onda de contágio do novo coronavírus no país.
desde o final de março. No levantamento da OMS desta quinta-feira (02), o país teve 93 novos casos confirmados e seis novas mortes por coronavírus.
O outro argumento da mensagem falsa, de que o vírus é uma arma biológica da China, é refutado por um estudo que mostra que o vírus não foi criado em laboratório. Pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália encontraram evidências de que características do genoma do novo coronavírus são resultado de seleção natural.
Com G1