Morreu aos 70 anos o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. A informação foi confirmada ao ClickPB pela assessoria de imprensa da Arquidiocese de Fortaleza.
Dom Aldo di Cillo Pagotto foi internado com suspeita de coronavírus, em Fortaleza, no estado do Ceará, nesta terça-feira (14). A informação havia sido confirmada pela Arquidiocese da Paraíba ao Arapuan Verdade.
O sacerdote foi levado à UTI (Unidade de Terapia Intenvisa) em Fortaleza. Dom Aldo Pagotto vivia em Fortaleza desde que deixou o cargo de Arcebispo da Paraíba, sendo substituído por Dom Manoel Delson. O título de emérito de Dom Aldo é uma espécie de aposentadoria dentro da Igreja Católica.
Mais cedo em nota, a Arquidiocese da Paraíba informou que o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto estava “internado na UTI do hospital da Unimed, na cidade de Fortaleza – CE, onde reside. Ele precisou ser internado após agravamento de crise de insuficiência respiratória. Os sintomas são equivalentes aos sintomas apresentados por pacientes vítimas do covid-19, mas ainda não há confirmação.”
Em dezembro de 2019, ele havia sido alvo de boato sobre sua própria morte e foi a público desmentir a fake news: “Estou vivo.” Na época, ele se recuperava de um transplante de medúla óssea.
Dom Aldo renunciou ao cargo de arcebispo da Paraíba após denúncias de envolvimento dele e de padres em casos de abuso sexual na Igreja Católica no estado.
Dom Aldo foi ordenado bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Em 5 de maio de 2004 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, em substituição a Dom Marcelo Carvalheira. Em 06 de junho de 2016, o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao cargo.
Com Click PB