A família da paciente mais nova a falecer em decorrência do COVID-19 na Paraíba está em isolamento nos hospitais de Campina Grande. A informações foram repassadas ao Blog pela Secretaria de Saúde do Município no início da tarde desta terça-feira (21).
Segundo a Secretaria os pacientes que ao velarem a criança de quatro meses não obedeceram as determinações dos órgãos de saúde que frisam que em caso de morte em decorrência do vírus, o sepultamento deve acontecer com o caixão lacrado e com o mínimo possível de pessoas no local. Na ocasião, o velório da garota foi realizado normalmente, inclusive com o caixão aberto.
Após o fato, a Prefeitura Municipal de Taperoá designou equipes para realizar o monitoramento dos familiares e amigos que estiveram presentes no local. Apesar dos testes feitos ainda na cidade ter resultado negativo, os pacientes apresentaram os sintomas da COVID-19, e ao serem encaminhados para Campina Grande e após a realização de outro teste, foi confirmada a infecção pelo novo coronavírus.
Em Campina estão a tia da criança falecida junto com seus dois filhos, que se encontram isolados no Hospital da Criança e do Adolescente e apresentam um bom quadro clínico, já no Hospital Pedro I está isolado o tio da menina, com quadro de saúde estável.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Campina, a contraprova dos exames já foram realizadas e aguarda-se o resultado que deve ser divulgado em breve.
Por Pedro Pereira