O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (24). A exoneração ocorreu a pedido, segundo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (24).

Na quinta, Moro havia dito ao presidente que pediria demissão se Valeixo fosse demitido. Oficialmente, o Ministério da Justiça nega que Moro tenha chegado a pedir demissão.

Não há ainda um substituto para o comando da PF.

A reunião com Moro foi o primeiro compromisso na agenda oficial de Bolsonaro na quinta, às 9h. O presidente comunicou a Moro que substituiria o delegado Maurício Leite Valeixo do comando da PF.
Questionado por apoiadores no fim da tarde, ao chegar à residência oficial do Palácio do Alvorada, Bolsonaro não respondeu.

A intenção, segundo interlocutores, seria colocar na PF um nome próximo do presidente. O atual diretor-geral é visto como um “braço direito” de Sergio Moro na pasta. Com a troca, a avaliação é de que o sucessor não teria um perfil similar.

Valeixo foi superintendente da PF no Paraná durante a operação Lava Jato, quando Moro era juiz federal responsável pelos processos da operação na primeira instância.

Com G1

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
18:22, 19/04/2025
temperature icon 28°C
nublado
Humidity 52 %
Pressure 1010 mb
Wind 30 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 40 Km/h
Clouds Clouds: 89%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:27
Sunset Sunset: 17:22
Anúncio
Anúncio
Anúncio