Foto: Paraibaonline
O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros acredita que o governador do Estado, João Azevêdo (Cidadania) deverá prorrogar um pouco mais as medidas de isolamento social da população e que isso deverá ser feito no próximo dia 30.
O decreto vigente do governo do Estado encerra-se no dia 03 de maio.
Em relação a situação atual do Estado no combate ao coronavírus, o secretário solicitou que a população tivesse um pouco mais de paciência porque “a Paraíba está vencendo essa batalha”, pois hoje é um dos estados com maior número de leitos disponíveis para população que venha a apresentar critério de internamento da infecção pelo novo coronavírus.
O secretário informou ainda que até o dia 30, o governador reunirá a equipe de Saúde para decidir sobre os números e se haverá possibilidade de fazer algum movimento de flexibilização ou não ou ainda a prorrogação do decreto.
“É isso que se acena no futuro, mas é fundamental que a população entenda que deve ficar em casa em isolamento domiciliar”, advertiu Medeiros.
Ele informou ainda que um lote de testes rápidos do Covid-19 já foi encaminhado para os 36 municípios paraibanos, que foram selecionados, estrategicamente, conforme posicionamento geográfico no sentido de contemplar todos os paraibanos que apresentam sintomas respiratórios, a partir do 8º dia do início dos sintomas.
“São esses os critérios para a utilização dos testes rápidos”, lembrou.
Em João Pessoa, a partir deste sábado (25), cerca de 30 equipes estarão realizando a testagem em domicílio, de acordo com os bancos de dados das UPAS e hospitais que selecionaram as pessoas com os sintomas da Covid-19.
Com Paraíba Online