O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, anunciou na noite da última segunda-feira (27), após reunião com empresários da cidade, localizada no Sertão paraibano, que o comércio deve reabrir com restrições a partir do dia 4 de maio. Embora, o mundo sofra com a pandemia do Covid-19, na reunião, o prefeito aceitou a ideia de flexibilizar a abertura e medidas de prevenção por parte dos empresários.
Uma das principais medidas para serem adotadas pelos proprietários de estabelecimentos são os critérios de controle de clientes, disponibilidade de máscaras de proteção e álcool em gel para clientes e funcionários.
Restaurantes poderão abrir, mas usando apenas 30% de sua capacidade e sem venda de bebidas alcoólicas.
Clientes e comerciantes de feira livre e do mercado central também seguirão as regras de segurança, para evitar aglomerações.
Entretanto, segundo o prefeito interino, os bares não serão incluídos na flexibilização porque são ambientes onde naturalmente ocorre a aglomeração de pessoas e uma interação social maior, com muita gente conversando de maneira próxima.
Ivanes Lacerda também afirmou que entrará em contato com o Ministério Público da Paraíba para informar sobre o decreto de flexibilização.
“Considerando que nosso comércio e indústria estão fechados há mais de 45 dias, considerando que isso gera um grave desequilíbrio social, porque gera desemprego, viemos discutir a reabertura gradual, com restrições muito rígidas”, comentou
O decreto 008/2020 que estabelece situação de emergência no município devido a pandemia do coronavírus, foi publicado no dia 19 de março, pela Prefeitura de Patos.
Nele, o prefeito interino Ivanes Lacerda assinou e determinou, entre outros dispositivos, a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência e a restrição de atividades não essenciais.
Com Primeiras Notícias












