Foto: Paraibaonline
Em entrevista à rádio Cariri FM, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, falou sobre vários temas que envolvem a saúde dos paraibanos durante a pandemia do novo coronavírus, entre eles a taxa de mortalidade por Covid-19, que é de dois óbitos para cada 100 mil habitantes, e o colapso na rede hospitalar pública da Grande João Pessoa, previsto ainda para o mês de maio.
Segundo o secretário, essa é uma relação proporcional mediante a quantidade de habitantes do Estado. “As ações da secretaria tentam evitar essa taxa alta recomendando as medidas de isolamento domiciliar. Nós estamos tendo uma média de duas a quatro mortes por dia na Paraíba”, relembrou.
No último boletim epidemiológico divulgado pela SES, a Paraíba já tinha 1.219 casos confirmados de Covid-19. Destas, 79 pessoas não resistiram e morreram, e 227 estão recuperadas.
De acordo com Geraldo, as previsões de que a partir do dia 20 de abril até o final do mês de maio a Paraíba teria o pico de incidência de casos do coronavírus estão se cumprindo.
“O que mais nos preocupa nesse momento é a Grande João Pessoa, onde 81% dos leitos de UTI adulto já estão ocupados, havendo prenúncio que daqui a 15 dias haja o colapso da rede pública estadual de saúde”, disse.
Conforme o secretário, o alto índice se dá, principalmente, pelos cidadãos não estarem respeitando as recomendações de distanciamento social, fazendo com que a doença se espalhe mais rápido.
Com Paraíba Online