O Estado da Paraíba ampliou o número de leitos neste sábado (10) depois que a Prefeitura Municipal de Rio Tinto cedeu ao Hospital Geral de Mamanguape dois ventiladores pulmonares para serem utilizados durante o período de pandemia. Com a ação, o HGM cedeu outros três ventiladores, antes pertencentes à unidade, para o Hospital Metropolitano, ampliando assim o número de leitos de UTI para Covid-19, ganhando mais três.
O termo de cessão de uso foi assinado pelo prefeito Fernando Naia e pelo secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, no Centro de Convivência do Idoso do próprio município.
Na ocasião, o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, destacou a importância de ações como esta realizada pelo município de Rio Tinto. “Esta atitude de ceder os ventiladores faz com que nós mantenhamos o HGM forte, pronto para atender pacientes críticos com desconforto respiratório, ao mesmo tempo que permite o fortalecimento de toda a rede estadual. Como estamos sempre reforçando, não venceremos essa crise sem uma sinergia, uma integração para juntos combatermos um inimigo tão perigoso como o coronavírus”, declarou.
Já o prefeito Fernando Naia explicou o motivo da decisão. “Nós estamos observando e percebendo o ótimo trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado, que vem atuando com total empenho durante esta pandemia. Por isso, tomamos a decisão de dispor estes respiradores, pois sabemos que no HGM ele será bem utilizado, servindo para nossa própria população”, afirmou.