O secretário de saúde de Campina Grande, Felipe Reul confirmou que pelo menos um funcionário da empresa Alpargatas testou positivo para Covid-19 e com isso, a preocupação com o funcionamento das fábricas aumentou ainda mais na cidade.
De acordo com informações apuradas pelo blog, pelo menos 10 outros funcionários da mesma empresa apresentaram, nesta semana, sinais gripais semelhantes aos da doença e foram encaminhados para realização de testes. “Até o momento, confirmados, temos apenas um caso, mas os suspeitos precisam ser monitorados e informados a Secretaria de Saúde”.
Áudios publicados nas redes sociais, como sendo de possíveis funcionários, deixaram os trabalhadores e seus familiares ainda mais assustados, no entanto, em vídeo enviado ao blog, o infectologista e Diretor de Atenção em Saúde de Campina Grande, Miguel Dantas, confirmoi que as empresas que possuem um grande contingente de funcionários, com grande movimentação de pessoas, com três turnos de funcionamento, carecem de uma supervisão diferenciada: “estamos formatando junto aos MP’s que tem atuação aqui na Paraíba, ações com as três vigilâncias (saúde do trabalhador, vigilância ambiental e sanitária e vigilância epidemiológica) junto à estas empresas, exatamente que nós possamos informar e monitorar os casos suspeitos e confirmados nesses locais”, frisa.
As ações surgem após denúncias de trabalhadores de fábricas na cidade, que dão conta que no quadro efetivo das empresa existem casos confirmados da COVID-19, criando casos de infecções coletivas pelo novo Coronavírus.
“Através dessas ações poderemos realizar um trabalho mais amplo e efetivo, pois vamos saber de onde estão vindo os casos e em maior quantidade, para que assim possamos tomar providencias e conscientizar o trabalhador sobre as medidas que podemos adotar”, conclui.
Veja vídeo do diretor de vigilância em Saúde de Campina Grande, Miguel Dantas: