O médico cirurgião Luiz Antônio, de 52 anos, se recuperou da Covid-19 e recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (20), em João Pessoa. Em um vídeo que mostra a sua saída da unidade de saúde, ele agradece aos companheiros de profissão, que foram essenciais para a sua recuperação. “Se não fossem vocês, era impossível. Só tenho a agradecer”, diz.
Os sintomas começaram no dia 1° de maio. Sentia uma tosse seca, dor de cabeça e também diarreia. Foi medicado com antibiótico e outros medicamentos.
A doença só foi confirmada no dia 8 de maio, através do exame PCR. Foi quando houve uma piora no quadro clínico do médico, devido à febre, e precisou ser internado em um hospital particular da capital. A partir de então, foi iniciada uma pulsoterapia.
No dia 13 de maio, piorou ainda mais e o antibiótico foi trocado, acrescentando uma suplementação de oxigênio. “Neste dia, por muito pouco, não fui entubado na UTI”, confessa.
Melhorou após o dia 14 de maio, mas uma melhora lenta e gradual, até que recebeu alta nesta quarta-feira. No entrando, continua debilitado e com comprometimento entre 33 e 40% do pulmão, além de comprometimento hepático.
Luiz Antônio é médico cirurgião e não trabalhava diretamente com pacientes com a Covid-19. Mesmo assim, quando soube do diagnóstico e percebeu uma piora, notou que as coisas não estavam bem. “Diante de uma doença grave, sem tratamento adequado, só incertezas pairavam”, relata.