Pavilhão principal do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão — Foto: Dani Fechine/G1
O número de policiais penais que já testaram positivo para a Covid-19 subiu para 95, na Paraíba. Entre eles, 39 já estão recuperados e um, o diretor da cadeia pública de Mamanguape, veio a óbito. Os dados são Secretaria de Administração Penitenciária até a noite desta quarta-feira (27).
Em relação aos detentos, quatro cidades já foram afetados. Ao todo, 37 já testaram positivo para a Covid-19. Desse total, 17 detentos já se recuperaram da doença.
O maior número de infectados está na cidade de Patos, com 24 presos infectados pelo coronavírus, depois a cidade de Cuité, com sete casos, seguido de Guarabira, com três casos, João Pessoa, com dois detentos infectados, sendo um na Central de Polícia e um em presídio, além de um caso também em Santa Rita.
Os detentos estão sendo tratados na Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, em João Pessoa. Em relação aos policiais penais, a partir do momento que um deles apresenta sintoma da doença, ele comunica à direção do presídio e é afastado imediatamente. Após o período necessário para realização do teste rápido, ele submetido à testagem no Hospital Edson Ramalho ou por meio de drive-thru, na Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice.
No plano de contingência adotado no sistema penitenciário da Paraíba estão diversas medidas de prevenção à Covid-19, como a suspensão das visitas nas unidades prisionais, o que já ocorre desde o dia 20 de março; implementação de visitas virtuais através de videochamadas; utilização da Carceragem da Central de Polícia da Capital para custódia dos presos temporários da região metropolitana de João Pessoa para que cumpram a quarentena mínima de 14 (catorze) dias antes de sua inserção nas unidades prisionais.