A Prefeitura de Lagoa Seca, através do prefeito Fábio Ramalho, tem avançado nas ações de combate à Covid-19. Prova disso, foram os mais de 200 testes rápidos feitos no mês de maio até agora, de acordo com a Secretaria de Saúde.
No entanto, se a pessoa não apresenta sintomas da doença, não adianta despertar curiosidade e correr aos postos de saúde ou ao Hospital Municipal para saber se está infectado, alerta o secretário de Saúde Iran Stênio Barbosa.
Quais os critérios para fazer o teste?
Antes de qualquer coisa, é preciso que a pessoa procure a unidade de saúde mais perto de casa para que seja avaliada por um médico.
Segundo Iran, para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.
Qual é o tipo de teste rápido feito em Lagoa Seca?
Estão sendo feitos em Lagoa Seca os testes de sorologia, que verificam a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.
Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. Por isso, para realizar o exame é necessário o pedido médico.
Em média esse tipo de teste feito em laboratório particular pode até custar R$ 300 reais.
Investimentos na compra de testes
O governo municipal vem investindo na compra dos exames, com o objetivo de testar o maior número possível de lagoassequenses. O reforço também veio do governo estadual, repassando a Lagoa Seca os 200 exames que já foram usados na população dentro do período de um mês.
A Secretaria de Saúde informou que, só nesta quarta-feira (3), 30 testes de sorologia foram coletados. Ainda nesta semana, a nova coleta só será feita na sexta-feira (5). O resulto sai em poucas horas e o paciente recebe o diagnóstico através do contato da própria secretaria. Os exames vão sendo feitos de acordo com a demanda oriunda dos centros municipais de saúde.