Acidentes domésticos estão propensos a acontecer a todo momento, correto? Em partes. Com alguma atenção e auxílio de profissionais, muitas tragédias podem ser evitadas dentro de nossas residências.
Na tarde da última quinta-feira (11), Carmem Lúcia Barbosa, uma dona de casa de apenas 33 anos faleceu na cidade de Pocinhos, no Agreste do estado, em decorrência de uma descarga elétrica vinda do seu tanquinho, onde lavava roupa. Segundo o técnico em refrigeração Samuel Guimarães, acidentes como esse são mais comuns do que se imagina: “muitas donas de casa ao verem seus tanquinhos ou máquinas de lavar apresentarem defeito, não chamam um profissional na área pra fazer o reparo, decidem usar até o eletrodoméstico parar, e é aí que está o perigo”, frisa.
Ainda segundo Samuel, o acidente que vitimou Carmem Lúcia pode ter sido ocasionado por um problema comum entre tanquinhos e máquinas de lavar: “geralmente esses eletrodomésticos começam a apresentar vazamentos com o passar do tempo e seus donos muitas vezes não percebem, aos poucos essa água começa a atingir o motor, que acaba entrando em curto, então ao retirar a roupa de dentro do cesto, a pessoa acaba sendo atingida por uma enorme carga elétrica que, infelizmente, muitas vezes acaba levando à óbito”, explica.
A recomendação dada pelo técnico é que, ao apresentarem vazamentos ou falhas, o uso destes utensílios deve ser interrompido imediatamente e um profissional da área deve ser chamado para realizar o reparo e, com isso, impedir que uma tragédias domésticas sigam acontecendo.
Veja as recomendações do técnico:
Por Pedro Pereira