Lagoa Seca apareceu entre os municípios da Paraíba que mais fizeram testes rápidos de Covid-19. A informação consta em um ofício circular emitido ontem pelo Comitê de Gestão de Crise da Secretaria de Saúde do Estado.
Para que a cidade ocupasse a atual 6ª posição – como aponta o documento – um investimento alto do governo Fábio Ramalho contou bastante para isso. Foram comprados, inicialmente, 500 testes, onde 375 já foram aplicados em casos suspeitos da doença. No entanto, o ofício apontou a quantidade repassada pelo governo estadual, que, até o último dia 12 deste mês, havia enviado a Lagoa Seca 325 testes rápidos de Covid-19.
Umas das condicionalidades do Estado na testagem é a alimentação igual ou maior que 40% na plataforma e-SUS,
que é a nova ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos do novo coronavírus. Lagoa Seca representa até o momento o índice positivo de 108%, o que implica dizer que poderá continuar recebendo os insumos para a testagem na população.
O prefeito Fábio Ramalho disse que, se o número de casos confirmados da doença está elevado, isso deve-se à grande testagem que a cidade vem fazendo junto do enfrentamento eficaz de políticas públicas no combate ao vírus. Cumprir o isolamento social, portanto, é a melhor resposta a tudo isso, afirmou.
Com ASCOM