O balanço Povos Indígenas e Covid-19, divulgado pelo Observatório Antropológico do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPB, aponta que pelo menos 84 indígenas testaram positivo para o novo coronavírus. Conforme boletim divulgado na segunda-feira (22), são 81 casos de Covid-19 em pessoas do povo potiguara e três casos entre o povo tabajara.
Os dados informados pelo Observatório Antropológico do PPGA são coletados juntos aos boletins informados pelas prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição, também do boletim do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), além de informações repassadas por lideranças indígenas.
Até a data de publicação do boletim, havia sido registrada uma morte de indígena por Covid-19, no dia 23 de maio. O balanço leva em consideração povos das tribos potiguara, tabajara e warao, de indígenas que ainda moram em aldeias ou que moram em áreas urbanas.
Povo Potiguara
Acumulado de 136 casos confirmados em 13 aldeias Potiguara, dos quais 66 são indígenas. Somam-se a eles 15 casos confirmados de Potiguara nas áreas urbanas circundadas pelas aldeias, o que faz um total de 81 indígenas confirmados. Mantém-se o registro de óbito de um indígena e dois não-indígenas.
Povo Tabajara
Foram confirmados três casos em famílias residentes fora das aldeias: sendo dois em João Pessoa e um no Conde. Dois casos suspeitos em Bayeux, aguardando testagem e um caso descartado em João Pessoa, porém indígena continua com sintomas.
Povo Warao
Sem novos casos registrados em João Pessoa. Não há mais famílias em quarentena. Estão residindo nos seguintes bairros: Roger, Jaguaribe, Ernani Sátiro e Centro. A plataforma ainda não dispõe de informações sobre as famílias do povo warao residentes em Campina Grande.