As novas bandeiras que orientam a retomada das atividades econômicas no Estado e subsidiam os gestores municipais acerca do protocolo de controle da propagação do novo coronavírus aponta que 93% dos 223 municípios paraibanos estão entre as bandeiras laranja e amarela. A nova etapa de avaliação vai valer do dia 27 de julho a 10 de agosto.
João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cabedelo e Cajazeiras estão entre os municípios sinalizados com bandeira amarela. Neles podem funcionar, além dos serviços essenciais, hotéis, pousadas, comércio, shoppings, comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico, cumprindo novos protocolos de segurança sanitária.
Os municípios que estão nas bandeiras laranja, a exemplo de Catolé do Rocha, Bayeux, Mamanguape e Princesa Isabel, só estão autorizados a funcionar o comércio essencial.
Alcantil, Areia, Barra de Santana e Santa Inês estão entre os municípios com bandeira verde. Os municípios que estão inclusos nesta bandeira podem retomar as atividades em todos os segmentos econômicos.
De acordo com o levantamento, 185 cidades possuem bandeira laranja e esse número representa 83%; 22 municípios, representando 10%, estão em bandeira laranja; 16 municípios, que somam 7%, estão na bandeira verde e nenhum município está na bandeira vermelha.
Em comparação à última avaliação, que foi divulgada dia 11 de julho, foi constatado um aumento nos municípios sinalizados com bandeiras laranja ou amarela e uma redução de municípios com bandeira verde. Os números anteriores apontavam 182 municípios na bandeira amarela, 23 municípios na bandeira verde e 18 municípios na bandeira laranja. Em relação à bandeira vermelha, também não havia nenhum município inclusa nela.
Nos municípios enquadrados em bandeira amarela residem 86,6% dos paraibanos, onde estão acumulados 93,18% dos casos de coronavírus no estado. 10,77% dos paraibanos moram em municípios com bandeira laranja e 2,62% em cidades com bandeira verde. Juntos, eles somam 6,81% dos casos confirmados da Covid-19.
Estão liberados para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social.
Com G1