O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, declarou nesta quinta-feira (30), em entrevista ao Sistema Arapuan que a Paraíba já testou 240 mil pessoas para o novo coronavírus e que a nova liberação dos insumos pelo Ministério da Saúde aumentará a capacidade em 200%.
Geraldo explicou que os testes serão os de swab nasal, que tem um maior rendimento no diagnóstico e desta forma aumentará a capacidade de controle da covid-19 na Paraíba.
O auxiliar do governador João Azevêdo ainda reforçou a importância de que, mesmo com as medidas de flexibilização, a população continue tomando os cuidados necessários e realizando medidas de prevenção, a fim de que não haja uma nova onda de contaminação no estado.
“O vírus está presente e se as pessoas se aglomerarem vai aumentar número de casos e só teremos sossego quando tivermos uma vacinação em massa. As pessoas no fim de semana irão aos bares e restaurantes e têm que seguir os protocolos, que são essenciais para não haver contaminação grosseira, nem um grau de propagação, senão será uma nova preocupação no sentido de evitar o colapso da rede”, pontuou.
Com relação aos leitos de UTI e de enfermaria disponíveis na Paraíba, Geraldo declarou que a desativação do Hospital Solidário foi pensada com cautela e que a rede estadual de Saúde está conseguindo suprir a demanda de novos casos.
“As pessoas precisam entender que 85% dos casos de covid-19 são tratados em casa, com poucos sintomas, 15% necessitam de atendimento hospitalar, desses 10% são para enfermaria e 5% de UTI e com a ativação do Hospital Santa Paula vão abrir 150, sendo 130 de enfermaria e 20 de UTI” declarou.
Com PB Agora