Na manhã desta terça-feira (15), o secretário de Saúde de Campina Grande, Filipe Reul, foi recebido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Brasília, juntamente com o Assessor Especial do Ministro, Airton Cascavel. Na reunião, ficou definido que a cidade vai receber recursos para novos 30 leitos de UTI e 40 mil testes de Covid-19 e o aporte dos recursos para a compra dos equipamentos do novo Hospital da Criança e do Adolescente.
“Foi uma reunião extremamente proveitosa. Saímos com a garantia da habilitação de 30 novos leitos, o que significa mais recursos para a cidade e mais estrutura para os usuários do SUS”, disse Reul.
O gestor da pasta também apresentou o projeto do Hospital da Criança e do Adolescente, construído com recursos próprios do município. “Também fiquei muito feliz com a liberação dos recursos para a aquisição dos equipamentos do Hospital da Criança e do Adolescente. É um serviço que vai atender pacientes de mais de 170 municípios. A equipe técnica ficou impressionada com a estrutura do nosso hospital idealizado pelo prefeito Romero Rodrigues”, falou.
Segundo Filipe Reul, Campina Grande foi selecionada para participar do programa Diagnosticar para Cuidar, implantado em 12 municípios brasileiros. “Vamos receber 40 mil testes do tipo SWAB RT-PCR. Nossa pretensão é fazer uma grande testagem de professores e alunos da Rede Municipal de Ensino com esse lote de exames, para indicar algum caminho na retomada das aulas”, disse.

O secretário de Saúde ainda questionou sobre o retorno dos grandes eventos. O ministro esclareceu que já há uma comissão trabalhando a pauta de forma cautelosa em todo o país e o município vai passar a fazer parte das discussões para a retomada do setor, que deve ter novidades até o fim do mês.
O Ministério da Saúde também acenou positivamente para o envio de novos respiradores para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e confirmou a possibilidade de aumento de teto de recursos da oncologia para Campina Grande a partir de janeiro de 2021. “Foi muito produtivo esse nosso encontro. O ministro Pazuello está prestes a ser efetivado no cargo e nos recebeu com muita atenção, junto ao assessor especial Cascavel, que nos abriu as portas do Ministério da Saúde para consolidar cada vez mais o SUS na nossa cidade”, finalizou Reul.
Com Ascom











