A partir de outubro, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, as mulheres de Campina Grande poderão contar com os serviços da Unidade da Mulher do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh). A inauguração acontecerá nesta quinta-feira (8).
A nova unidade do hospital será dedicada exclusivamente à saúde da mulher, com serviços de ginecologia, mastologia e atendimento psicológico para vítimas de violência. Ao todo, serão 7 consultórios e uma sala de procedimentos. A expectativa é que sejam realizados em torno de 100 atendimentos por dia.
É importante destacar que o fluxo de marcação das consultas para a Unidade da Mulher acontece da mesma maneira que ocorre para as demais especialidades do HUAC, através do Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Município de Campina Grande. A diferença agora é que as mulheres que procurarem os serviços de ginecologia e mastologia do HUAC serão atendidas neste novo espaço.
Para a construção da Unidade da Mulher, foram investidos mais de 750 mil reais, oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
Segundo o superintende do HUAC, Homero Rodrigues, a inauguração da Unidade da Mulher vai desafogar os ambulatórios existentes no prédio principal do HUAC, trazendo, assim, mais comodidade para os pacientes.
OUTUBRO ROSA
Ainda neste mês, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) vai realizar um mutirão de consultas com ginecologistas e mastologistas. Na ocasião, serão disponibilizadas 240 vagas.
Neste ano, como forma de evitar a aglomeração e manter as medidas de prevenção contra o coronavírus, os atendimentos serão distribuídos ao longo de quatro dias: 26, 27, 29 e 30 de outubro.
A marcação das consultas acontecerá apenas por telefone, nos dias 19, 20 e 21 de outubro. O hospital fornecerá uma linha telefônica exclusiva para os agendamentos. O número de telefone será divulgado posteriormente.
Após a ligação, a paciente já terá a data e horário de sua consulta. Todas as consultas acontecerão com horário marcado, como mais uma medida para se evitar a contaminação pela Covid-19.
Lembrando que as consultas serão apenas para mulheres de Campina Grande, com mais de 50 anos e que nunca fizeram mamografia.
Todas as mulheres que participarem do mutirão terão asseguradas a realização da mamografia bem como o retorno para avaliação.