Um terremoto de magnitude 7,5 colocou parte do estado americano do Alasca em alerta de tsunami nesta segunda-feira (19). A região afetada pelo aviso é muito pouco habitada, e não há registro de vítimas ou de danos.
O tremor, inicialmente estimado com magnitude 7,4, foi registrado a 91 km de Sand Point, nas Ilhas Aleutas, no mar de Bering, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). Ainda de acordo com o órgão oficial americano, o epicentro está a 40 km de profundidade.
A agência nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) colocou em alerta de tsunami toda a costa sul do estado, assim como a península do Alasca. Por precaução, a polícia pediu que moradores da região de Homer — cidade na região afetada pelo alerta cujo total de habitantes não chega a 1 mil — procurassem áreas mais altas.
Anchorage, maior cidade do Alasca e localizada a quase 1 mil km do epicentro, não foi afetada pelo alerta, assim como outras cidades da Costa Oeste dos EUA e do Canadá como Vancouver e Seattle.
Com G1