Uma professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irá responder um processo administrativo após declarações “caluniosas e racistas”, segundo a instituição, contra chapa vencedora da consulta prévia para reitoria. Nesta terça-feira (27), a UEPB também publicou nota de repúdio contra o ocorrido.
Segundo a nota da instituição, a professora Francinete Fernandes, do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades (CH), “deixou de lado princípios éticos e morais, assumindo atitudes racistas e preconceituosas”, contra as professoras Célia Regina Diniz e Ivonildes Fonseca.
A professora Ivonildes Fonseca, um dos alvos das declarações, disse ao G1 que não irá entrar com processo criminal contra a Francinete Fernandes por racismo. Ela afirmou acreditar nas sanções pedagógicas e que, como a situação aconteceu dentro da UEPB, deve ser resolvida dentro da universidade.
A Universidade também repudiou as falas da professora contra a própria instituição, onde “aproveita para fazer pregação político-ideológica insinuando que a gestão da UEPB pratica ilicitudes, supostamente em nome de ideologias”.
A nota ainda afirma que a “professora Francinete deixa claro sua completa ignorância em relação às boas práticas democráticas, de transparência e controle público conduzidas pela gestão da UEPB”.
Com G1/PB