Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (20), em João Pessoa, o Centro de Referência da Igualdade Racial João Balula. A iniciativa é do Governo da Paraíba, que vai disponibilizar no local uma equipe multidisciplinar para atender as pessoas afetadas pelo racismo.
A inauguração fez parte das ações em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em todo o país no dia 20 de novembro. O Centro vai funcionar na Rua Rodrigues de Aquino, 220, Centro de João Pessoa, das 8h30 às 16h30. Ele vai ser dotado por equipes de advogados, pscicólogos, assistentes sociais e pedagogos p-ara auxiliar as pessoas que chegarem por lá.
Segundo Lídia Moura, secretária da Mulher e da Diversidade Humana, os serviços serão gratuitos e as pessoas tanto poderão ir diretamente para lá, como serem encaminhadas por algum órgão.
“O Centro vai fazer atendimento, acompanhamento e encaminhamento de demandas de quem foi afetado pelo racismo, mas também, vai trabalhar junto à sociedade para fazer um estado antirracista e que combata a intolerância religiosa”, explicou.
QUEM É JOÃO BALULA
João Silva de Carvalho Filho foi um militante histórico do Movimento Negro da Paraíba que desde muito cedo se engajou na luta antirracista. Ele participou também do movimento estudantil e foi um importante ativista cultural da Paraíba. Morreu em 13 de abril de 2008.
Com G1/PB