A Prefeitura de João Pessoa decidiu que não vai realizar nem a festa de réveillon nem a queima de fogos que marcariam a chegada do ano novo. Tradicionalmente realizados no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, os eventos foram cancelados por causa da pandemia de coronavírus.
Trata-se de uma decisão tomada pessoalmente pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV). Mas, depois, quem passou os detalhes sobre a medida foi Maurício Burity, diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
“Com o momento que estamos passando com a Covid-19, não temos como realizar uma festa dessas. É impossível garantir o distanciamento social”, explicou Burity.
Maurício frisou também que a decisão se deu depois de um acompanhamento cuidadoso com relação ao número de casos da doença, que são diariamente repassados pela Secretaria de Saúde.
Com isso, é o terceiro evento cultural que aconteceria em dezembro e que acabou sendo cancelado. Isso porque já havia sido decidido sobre a não realização da oitava edição do Festival de Música Clássica, inicialmente programado para a primeira semana de dezembro.
“Como o Festival exige um planejamento muito mais intenso e demorado, resolvemos logo no início da pandemia cancelá-lo. Ficamos em compasso de espera com relação aos outros eventos no aguardo de uma vacina, mas agora já sabemos que ela não chegará a tempo”, explicou.
Por fim, o coordenador da Funjope disse que não há nenhum planejamento pensado também para o carnaval de 2021, justamente por causa da pandemia. E, agora, ficará a cargo do novo prefeito qualquer decisão.
Isso acontece porque Luciano Cartaxo encerra seu segundo mandato no fim deste ano. O próximo prefeito, a ser definido no domingo (29), será ou Cícero Lucena (Progressistas) ou Nilvan Ferreira (MDB).
Com G1/PB