Foto: Nathalia Williany/A UFPB SOMOS NÓS

Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) paralisam as atividades novamente nesta quinta-feira (26), em protesto contra o novo reitor Valdiney Veloso Gouveia, nomeado pelo Presidente da República Jair Bolsonaro após ter sido o menos votado na consulta pública da instituição. Esta é a segunda paralisação de docentes, após decisão do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB) no dia 20 de novembro. O primeiro ato foi realizado no dia 18.

Além da paralisação, uma aula pública virtual, por meio do canal da AdufPB no YouTube vai ser realizada. A atividade começou por volta das 9h e, segundo a AdufPB, deve se encerrar às 21h, com cerca de 12 horas de programação. Palestras no formato de lives, documentários, fotografias e apresentações musicais fazem parte do itinerário. A programação completa pode ser vista no site do sindicato.

Ainda conforme informações da AdufPB, a paralisação desta quinta-feira foi uma decisão apenas dos docentes, diferente da última ação, que também reuniu servidores. O G1 tentou entrar em contato com o Sindicato Dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SintesPB), para saber se os servidores da universidade vão aderir à paralisação, mas até a publicação desta matéria, não obteve respostas.

Na primeira paralisação, realizada no dia 18, professores, servidores, estudantes e entidades do movimento estudantil realizaram um ato público, na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, em protesto contra a nomeação de Valdiney Veloso Gouveia para reitor da instituição. O ato começou às 16h desta quarta-feira (18) e acabou por volta das 19h. Manifestantes fizeram uma caminhada até a UFPB e se concentraram em frente à Reitoria. Representantes do Levante Popular da Juventude e da União Nacional dos Estudantes também estiveram presentes.

Nomeação de reitor da UFPB e protestos

No dia 5 de novembro, o professor Valdiney Veloso Gouveia foi nomeado reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para os próximos quatro anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O docente foi o último colocado na consulta online entre os professores, técnico-administrativos e alunos, com soma ponderada e normalizada de 106,496. Além disso, Valdiney não teve nenhum voto durante a formação da lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni).

A Chapa 2, denominada “Inovação com inclusão”, de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, venceu a consulta online da universidade, com soma ponderada e normalizada de 964,518. A chapa também liderou a lista tríplice da Consuni, com 47 votos.

A nomeação de Valdiney Veloso foi vista como um desrespeito pela comunidade acadêmica. No mesmo dia da nomeação, 5 de novembro, alunos, técnicos, professores e integrantes do movimento estudantil realizaram um ato contra a decisão, em frente à reitoria da UFPB.

Também desde 5 novembro, estudantes ocupam o pátio da reitoria da UFPB, como forma de protesto. Os alunos afirmam que só vão sair do local quando a nomeação do novo reitor for revogada. Eles divulgam atividades nas redes sociais como debates, oficinas, atividades culturais e atos de protesto, que acontecem no lugar da ocupação.

No dia 11 de novembro, os alunos fizeram a posse simbólica de Terezinha Domiciano. Na quarta-feira (12), Valdiney Veloso foi recebido com ovos pelos estudantes, durante sua posse oficial.

No dia 17 de novembro, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, candidatas da chapa mais votada na consulta pública para a reitoria, deram entrada em um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que os votos da consulta pública sejam considerados.

A Justiça determinou a reintegração de posse do campus, mas a polícia ainda não cumpriu a decisão. Os estudantes permanecem na ocupação e contam com um advogado para recorrer da decisão.

Com G1/PB

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
13:21, 22/12/2024
temperature icon 34°C
nublado
Humidity 30 %
Pressure 1012 mb
Wind 21 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 19 Km/h
Clouds Clouds: 51%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:08
Sunset Sunset: 17:41
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -