Bandidos estão se passando por grandes lojas de Campina Grande para aplicar golpes em clientes da cidade.
O caso mais recente se deu quando golpistas criaram um perfil falso no Instagram da Casa do Agricultor com grande semelhança ao original. “O modus operandi” dos criminosos se dá da seguinte forma: com o perfil falso, interagem com os seguidores do perfil oficial das lojas e informam que a vítima foi convocada a participar do sorteio de um “voucher” no valor de R$ 1000 e para confirmar o interesse o cliente deve enviar seu nome completo + número de celular para o perfil.
De posse destes dados, os fraudários solicitam um “protocolo de confirmação” via SMS, contendo 6 dígitos numéricos. Estes dígitos na verdade são os códigos de ativação do aplicativo Whatsapp, onde, com este, podem ter acesso às listas de contato das vítimas, aplicando assim golpes a amigos e familiares.
Além da Casa do Agricultor, recentemente o Café Poético também foi vítima da ação de meliantes que criaram um perfil falso em seu nome para realizar golpes contra cidadãos desavisados.
As autoridades policiais recomendam à população que jamais, sob nenhuma hipótese, cedam seus dados pessoais sem ter certeza de que se trata de perfis e campanhas de sorteio oficiais. A identificação destas fraudes podem se dar observando detalhes como:
1- Número de seguidores do perfil;
2- Nome do usuário;
3- Visualização no perfil oficial sobre a menção de qualquer campanha/sorteio;
4- Se o nome do usuário condiz com o estabelecimento;
A polícia reforça ainda que de posse de qualquer suspeita, realizar denúncia através do 197 ou realizar a prestação de um Boletim de Ocorrência através do site www.delegaciaonline.pb.gov.br
Por Pedro Pereira