
O Ministério da Educação vai revogar a portaria que determina o retorno das aulas a partir de 4 de janeiro nas universidades federais. A informação foi repassada pelo ministro Milton Ribeiro à CNN Brasil, durante entrevista nesta quarta-feira (2). Ele prometeu fazer consulta pública para ouvir “o mundo acadêmico” antes de retomar as aulas.
A medida ocorre no mesmo dia em que o Decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A determinação gerou revolta e provocou a recusa de várias instituições de ensino pelo Brasil afora. Várias delas divulgaram notas dizendo que não retomariam as aulas sem segurança.
“Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento”, afirmou o ministro à CNN. O ministro afirmou que consultou mantenedores de universidades antes de publicar a portaria desta quarta-feira (2). E que não esperava tanta resistência.
“A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população”, disse. De acordo com Milton Ribeiro, o Ministério vai liberar o retorno às aulas somente quando as instituições também estiverem confiantes de que as aulas possam ocorrer em segurança.
Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o reitor Valdiney Veloso tem trabalhado para viabilizar a reabertura da instituição. Ele fez consulta à Procuradoria-Geral da instituição e puxou reunião do Conselho Superior de Educação (Consep) para sexta-feira (4) e outra com o Conselho Universitário (Consuni) para segunda-feira da próxima semana.
Com Blog do Suetoni Souto Maior