Enquanto o Brasil segue sem previsão de início da vacinação contra a Covid-19, os Estados Unidos começam nesta segunda-feira (14) a imunização após o sinal verde dos órgãos de saúde para a vacina da Pfizer e da BioNTech. A pandemia segue avançando pelo Brasil e está agora presente em todos os municípios do país.
Mesmo assim, jovens desrespeitam as regras de distanciamento e se aglomeram em baladas clandestinas, como denuncia O Assunto.
Vacinação no Brasil ainda sem data
O governo federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o plano nacional de vacinação contra a Covid-19. O documento prevê a disponibilização de 108,3 milhões de doses para mais de 51 milhões de pessoas de grupos prioritários, divididos em quatro fases. O plano, porém, não apresenta uma data para o início da vacinação. Veja os principais pontos.
Neste domingo (13), o ministro do STF Ricardo Lewandowski determinou que o ministério da Saúde informe, no prazo de 48 horas, as datas de início e término do plano nacional. Em um vídeo publicado na internet, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que seria “irresponsável” especificar a data de início da imunização sem o registro e aprovação de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Críticas ao plano de vacinação
O G1 e a GloboNews ouviram especialistas para analisar o plano de imunização. Os pesquisadores apontaram problemas na definição do grupo prioritário e cobraram a definição do cronograma. Eles também criticaram a politização da vacina.
Pesquisadores foram chamados para discutir plano, mas ‘sem poder de decisão’, diz ministério.
Início da vacinação nos EUA
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos, aprovou a imunização contra a Covid-19 com a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Assim, a vacinação deve começar nesta segunda no país. Caminhões com doses do imunizante deixaram a fábrica da Pfizer no estado de Michigan sob aplausos dos funcionários.
Avanço da pandemia
O Brasil registrou 276 mortes por Covid-19 em 24 horas e chegou ao total de 181.419 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 637. A variação foi de +23% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.
O número de casos também avança. Já são 6.901.990 brasileiros infectados com o coronavírus, dos quais 21.395 confirmados no último dia. A média móvel de novos registros nos últimos 7 dias foi de 42.721. Já é o 11º dia em que esse valor está acima de 40 mil. Veja os dados detalhados.
E a Covid-19 chegou a Cedro do Abaeté (MG), o único município brasileiro que ainda não tinha casos confirmados da doença.
Com ClickPB