Instituto Histórico de Lagoa Seca formaliza estatuto interno e elege ex-prefeito João Jerônimo da Costa como patrono

Por Redação
2 min. leitura

Parte dos membros do Instituto Histórico de Lagoa Seca (IHLS) esteve reunida na noite desta quarta-feira, 16, para formalizar o estatuto interno e eleger, através de votação, o patrono do Instituto. João Jerônimo da Costa, ex-prefeito da cidade, foi escolhido por unanimidade entre os sócios-fundadores.

Natural de Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, João Jerônimo foi presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande e, durante seis meses, assumiu a prefeitura no ano de 1964, após a cassação do mandato do então prefeito Newton Vieira Rique. Por decisão da Justiça, João Jerônimo foi afastado do cargo em novembro do mesmo ano. Além de Campina Grande, ele também foi eleito prefeito do município de Lagoa Seca.

Depois de escolhido o patrono, algumas pautas ganharam destaque na reunião, entre elas a definição de uma local sede para o funcionamento do IHLS. A “Casa de Memória”, como é chamado o Instituto, ainda não tem um setor fixo, embora já existam algumas cogitações e pontos no município a serem avaliados.

Outro ponto definido no encontro foi a instituição de comendas, diplomas e uma “Medalha do Mérito Histórico João Jerônimo da Costa”, que será concedida a personalidades de destaque em estudos e pesquisas ou até mesmo ações relevantes diante dos objetivos do IHLS. Sua concessão será sempre no dia 04 de janeiro, data da qual se comemora o aniversário da cidade.

Estiveram na reunião o presidente do IHLS, o professor João Pereira Silva Neto, a vice, Elisabeth Barros Nascimento Siqueira, como primeiro secretário, professor Bruno Pereira Barbosa, além do vereador Edvaldo do Nascimento Silva (Bode) e do jornalista Yago Fernandes.

Depois da reunião desta quarta-feira, outros encaminhamentos serão dados agora só no ano que vem, conforme estabeleceu o presidente.

Com ASCOM

Compartilhe este artigo