Uma mulher deverá receber R$ 30 mil de indenização após ter ficado com um cateter dentro do corpo depois de cirurgia no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa. A condenação do município de João Pessoa foi divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.
Ao G1, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o município ainda não foi intimado sobre a decisão judicial e só após a intimação poderá se manifestar.
De acordo com a decisão, desde 2016 a paciente era acompanhada no Hospital Santa Isabel em função de um problema na vesícula biliar, tendo o médico cirurgião indicado uma colecistectomia, cirurgia que consiste na retirada da vesícula.
A cirurgia foi feita em setembro de 2018 e após o procedimento, a mulher passou a ter convulsões, sendo transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Santa Isabel e, em seguida, para a do Hospital de Trauma.
No Hospital de Trauma, a paciente foi entubada e ficou em coma. Após exames, foi constatado que durante os procedimentos no Hospital Santa Isabel, foi deixado um cateter dentro do corpo.
Na sentença, a juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital destacou que “não merece maiores discussões a questão da responsabilidade da edilidade no erro médico aqui em pauta, haja vista que imperícia de seu preposto (médico residente que tentou pulsionar a autora e neste momento houve quebra do cateter na veia subclava) foi fator determinante para ocasionar os danos sofridos pela autora, que, sem sombra de dúvidas, colocou a vida do paciente em risco”.
Com G1/PB











