Centenas de pássaros foram encontrados mortos em uma rua próxima à principal estação ferroviária de Roma, na Itália, na sexta-feira (1º), após a chegada do Ano Novo.
A causa da morte dos animais não foi confirmada pelas autoridades, mas organizações dizem que o “massacre” foi provocado pelos fogos de artifício lançados pela população nas festas de réveillon.
No Facebook, a Organização Internacional para a Proteção dos Animais (OIPA) publicou uma foto dos pássaros sem vida, espalhados pelo chão, e escreveu: “A terrível consequência dos fogos de artifício”.
Em entrevistas à imprensa local, Loredana Diglio, uma porta-voz da organização, explicou que os fogos podem ter causado ataques cardíacos nos animais. Desorientados pelo barulho, eles também podem ter morrido após se chocarem uns nos outros, em paredes ou cabos elétricos.
Segundo a rede de TV Euronews, a filial italiana da OIPA pediu a proibição da venda de fogos de artifício para uso pessoal, citando a ameaça aos animais.
Na véspera da chegada de 2021, o governo italiano impôs um toque de recolher a partir das 22h, para tentar conter o avanço da Covid-19 nas festas de réveillon.
Com G1