O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou, nesta quarta (13), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será aplicado em 23 e 24 de fevereiro, apenas nos municípios em que autoridades locais decidirem pelo adiamento da prova, por causa da pandemia.
No restante do país, a prova impressa está mantida para 17 e 24 de janeiro, apesar da pressão de estudantes e entidades.
Na terça (12), a Justiça Federal de São Paulo determinou que, caso sejam necessárias “eventuais restrições mais severas de mobilidade social ou lockdown (…) que impeçam a realização” do exame em alguma região, a prova deverá ser reaplicada pelo Inep – mas apenas nestes casos específicos. A decisão foi tomada pela juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de SP.
Ao G1, o Inep afirmou que, “para qualquer caso dos que são passíveis de reaplicação”, o exame ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro. São as mesmas datas em que candidatos privados de liberdade ou que tiverem sintomas de Covid-19 em janeiro poderão prestar o Enem.
VEJA CRONOGRAMA:
17 e 24 de janeiro:
- Enem impresso para todo o país
31 de janeiro e 7 de fevereiro:
- Enem digital
23 e 24 de fevereiro:
- Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL);
- Enem em cidades cujas autoridades locais decidirem pelo adiamento da prova;
- reaplicação para candidatos que estavam com sintomas de Covid-19 em janeiro;
- reaplicação para afetados por problemas pontuais, como enchentes, que impeçam o acesso ao local de prova.
Com G1