A vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa acontecerá em ginásios, em casa e também no formato ‘drive thru’. O planejamento estratégico foi explicado pelo secretário de Saúde, Fábio Rocha, nesta sexta-feira (15), em entrevista à TV Cabo Branco.
A previsão é de que a vacinação tenha início na próxima quarta-feira (20), segundo informou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com prefeitos na quinta-feira (14). A distribuição das vacinas depende de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca no país. A decisão da Anvisa será divulgada no próximo domingo (17).
O secretário reforçou que o processo de vacinação acontecerá em fases, atendendo grupos prioritários, que devem ser seguidas rigidamente. “Seremos rigorosos nisso, não tem como furar fila [para se vacinar]”, pontuou Fábio.
De acordo com ele, a estrutura para o início da vacinação está sendo montada e contará com 65 ginásios; seis ou sete pontos de ‘drive-thru’, em que as pessoas são vacinadas dentro dos veículos; e o atendimento extramuro, em que os pacientes acamados serão atendidos em casa, lares de permanência ou em hospitais.
Conforme o secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, as primeiras doses da vacinação devem chegar ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, em Pernambuco. Depois serão enviadas para João Pessoa, que distribuirá o imunizante para os demais 222 municípios paraibanos. “Já existe toda uma logística montada, no sentido de o mais rápido possível os 223 municípios do estado terem essa vacina disponível”, disse.
Com Jornal da Paraíba