Um homem de 39 anos foi preso na terça-feira (19) suspeito de fingir ser oficial de justiça para invadir e assaltar casas em Campina Grande, no Agreste paraibano. De acordo com a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), ele é integrante de um grupo que tem cometido vários roubos em residências. O suspeito, de iniciais A. C. S., é natural de Campina, mas foi preso na cidade de Itaporanga, no Sertão do estado.
O homem detido é o que aparece nas imagens de segurança em uma rua no bairro do Santa Rosa, caminhando com um guarda-chuva, por volta de meio-dia, após tentar invadir uma casa. Como não havia ninguém no imóvel, o grupo retornou à noite e cometeu o crime. O fato aconteceu em setembro de 2020.
“Eles se apresentavam como oficiais de justiça, conseguiam entrar nas residências e anunciavam o assalto, inclusive agindo de forma bem violenta com as vítimas. No caso de Santa Rosa, quem apontou a casa a ser invadida foi um vigilante de uma empresa privada, que era até conhecido da família, e que a Polícia Civil prendeu em novembro de 2020”, disse o delegado Demétrius Patrício, da DRF.
COMO AGIAM
De acordo com as investigações, o vigilante – de iniciais A.C.S.N. e 33 anos de idade – utilizou sua motocicleta particular para mostrar a casa que seria invadida pelo grupo. No momento da invasão, o vigilante dava apoio aos criminosos fazendo ‘rondas’ pela área, no sentido de constatar eventual circulação de viaturas policiais. Os assaltantes levaram a quantia de R$ 20 mil.
Horas antes de cometerem o crime, um veículo Citroen de cor branca parou em rua paralela à da casa invadida. As imagens mostram o preso A.C.S. entrando nesse veículo, que é também de propriedade do vigilante preso em novembro.
OUTRO CRIME
Dois meses antes, uma casa no bairro da Prata também foi alvo de assaltantes que agiram da mesma foram. O suspeito que a Polícia Civil prendeu ontem em Itaporanga também foi reconhecido pelas vítimas dessa residência.
A Polícia Civil já tem a identificação de outros envolvidos.
VEJA IMAGENS:
Com Ascom