Quase metade dos moradores do município de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, vai ser vacinada nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba. Isso acontece pelo fato de grande parte do total das vacinas destinadas ao município, mais de 4 mil, ser direcionada para índios potiguaras, que são quase 50% da população.
A vacinação na cidade de Marcação começou nesta quarta-feira (20), com os profissionais de saúde da cidade. O primeiro indígena potiguara vacinado foi Genildo Avelar, de 44 anos. Ele é da Aldeia Carneira e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético. Genildo foi o segundo paraibano a ser vacinado contra a Covid-19, na solenidade que abriu a campanha de vacinação no estado, na terça-feira (19).
Ao G1, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, Roberto Ortiz, disse que apesar da vacina de Genildo, a vacinação da população indígena da Paraíba vai começar efetivamente na segunda-feira (25).
Segundo os dados divulgados pela Secretária de Saúde da Paraíba, Marcação recebeu mais de 4,3 ml vacinas, sendo 57 para profissionais da Saúde e as demais para indígenas.
Em agosto de 2020, a população residente estimada para a cidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 8.653. Portanto, o número de pessoas a ser vacinadas no primeiro lote representa 46,8% do total de habitantes.
Marcação é a segunda cidade em número de pessoas que devem ser vacinadas contra a Covid-19 na Paraíba. O município fica atrás apenas da capital João Pessoa.
Com Jornal da Paraíba