Um homem de 78 anos com cegueira quase total foi a primeira pessoa a receber um implante de córnea artificial. A córnea artificial CorNeat KPro, criada pela empresa CorNeat Vision, se integra completamente à parede do olho, sem depender de tecido de doador, e foi capaz de restaurar a visão do idoso a ponto dele conseguir reconhecer outras pessoas e identificar números.
Mesmo com os olhos seriamente danificados em razão de cirurgias anteriores, o implante foi bem-sucedido e realizado por médicos no Hospital Beilinson, em Israel. O homem perdeu a visão há uma década, depois que teve um edema e outras doenças oculares, tornando-se incapaz de ver qualquer coisa além de formas borradas. Os médicos tentaram cirurgias de córnea de doador, mas não tiveram sucesso.
Após a remoção das bandagens, o paciente notou uma melhora imediata em sua visão.
Ele conseguiu identificar dedos sendo erguidos, números em um gráfico de visão, além de ter identificado sua filha — o que não era capaz de fazer antes.
“Revelar este primeiro olho implantado e estar naquela sala, naquele momento, foi surreal. Depois de anos de trabalho árduo, ver um colega implantar a córnea artificial e testemunhar um ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante”, disse, em nota, Gilad Litvin, criador do implante.
Com Revista Galileu